sexta-feira, 18 de maio de 2018

Oxalatos para a planta, oxalatos na saúde humana

Texto:

  • Aline Martins de Sousa Pereira - acadêmica de agronomia - Faculdade Integral Cantareira
  • Ana Carolina Vaz - acadêmica de nutrição - Universidade de Taubaté
  • Carlos Miguel Baptista Gabas - acadêmico de agronomia - Faculdade Integral Cantareira
  • Marcos Roberto Furlan - professor Faculdade Integral Cantareira / Universidade de Taubaté

Oxalatos para os vegetais

Os oxalatos são compostos presentes em determinadas plantas. Encontram-se no interior das células vegetais, como, por exemplo, o ácido oxálico ou na forma de sais oxalato de sódio, potássio ou cálcio. 

Oxalato


Estas substâncias, assim como outros componentes químicos das plantas, são chamados de princípios ativos ou compostos bioativos. A principal função destes compostos é a defesa contra os mais diferentes tipos de estresses que ocorrem. Com relação ao oxalatos, eles são eficientes na defesa contra herbivoria.

A formação do CaOx tem sido atribuída às necessidades funcionais diversas. Alguns estudos indicam que os oxalatos de cálcio são consequência da destoxificação do ambiente radicular em alta concentração de Ca, danosa à célula, como nos solos calcários. 

As células do mesófilo das folhas infectadas também apresentaram uma redução no número de cloroplastos, associada a uma concentração maior de cristais arenosos de oxalato de cálcio. 

Plantas do gênero Pereskia (ora-pro-nobis), Portulaca (beldroega), Tetragonia (espinafre-da-nova-zelândia) e Spinacia (espinafre), são exemplos de plantas com altos teores de oxalatos.

Oxalatos na saúde humana

Os alimentos que compõem a nossa mesa possuem substâncias nutritivas em sua composição. Mas também são encontradas substâncias antinutricionais, as quais podem alterar alguns mecanismos fisiológicos. Nestas alterações, pode ocorrer, por exemplo, inativação de nutrientes e diminuição da digestibilidade. 

Esses fatores antinutricionais podem ser minimizados por meio dos preparo por cocção. Apesar de serem considerados prejudiciais, muitos deles estão em estudos para demonstrar suas ações benéficas em quantidades adequadas. 

Em relação ao oxalato, ela é uma substância que não pode ser metabolizada pelo organismo humano e desta forma é excretada na urina humana. Este antinutriente é capaz de combinar-se com fontes solúveis. A mais lesiva para a saúde é o oxalato de cálcio. Seu excesso favorece a formação de cálculos nos rins, por ser pouco solúvel na urina. Também pode irritar a mucosa intestinal. 

Desta forma, pacientes que possuem maiores chances para formação destes cálculos precisam ter uma dieta contabilizada com rigor em relação a essa substância. Alguns dos alimentos que devem ser consumidos de forma controlada são os espinafres e a carambola (possuem de 180 a 730 mg/100g). Eles não são recomendados para os pacientes susceptíveis a cálculos renais e nefro litíases, artrite, reumatismo e gota. 

REFERÊNCIAS 

BARG, Débora Gikovate. Plantas tóxicas. [2004]. 24 f. Monografia (Metodologia Científica no Curso de Fitoterapia) - Faculdade de Ciências da Saúde de São Paulo, São Paulo - SP, 2004. Disponível em: <http://files.fitobotanica.webnode.com.br/200000021-15be616b85/Plantas_toxicas.pdf>. Acesso em: 15 abr. 2018. 

Embrapa Gado de Corte, 2005. Disponível em: <https://www.alice.cnptia.embrapa.br/bitstream/doc/939345/1/Ribeirocb.pdf>. Acesso em: 15 abr. 2018

GONZALEZ, Jhon Alexander Zambrano et al. Acúmulo de ácido oxálico e cristais de cálcio em ectomicorrizas de eucalipto. II - formação de cristais de oxalato de cálcio induzida por fungos ectomicorrízicos em raízes laterais finas(1). [s.l.]: Sociedade Brasileira de Ciência do Solo, 2009. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/rbcs/v33n3/v33n3a08.pdf>. Acesso em: 15 abr. 2018. 

OXALATO de Cálcio. Disponível em: <https://sites.google.com/site/unipampatoxicologia/plantas-1/oxalato-de-calcio>. Acesso em: 15 abr. 2018. 

RIBEIRO, C. B.; MEDEIROS, S. R. de Presença e quantificação de oxalatos em gramíneas tropicais. In: JORNADA CIENTÍFICA DA EMBRAPA GADO DE CORTE, 1., 2005, Campo Grande, MS: Embrapa Gado de Corte, 2005. 1 p. 

3 comentários:

  1. Tenho tido calor na urina e sistite inserindo a bertalha que é um tipo de espinafre indiana.

    ResponderExcluir
  2. Tenho tido calor na urina e sistite inserindo a bertalha que é um tipo de espinafre indiana.tb não sinto comendo a mostarda em forma de salada

    ResponderExcluir
  3. Passei a fazer o uso da Ora Pro Nóbis e desde então faço pesquisas sobre o assunto. Parabéns pelo artigo! Muito esclarecedor!

    ResponderExcluir